ENTRETENIMENTO PEDAGÓGICO

CAPA DO POST

Todos sabem o quão curiosa são as crianças, principalmente as de agora! Pensando nisso, compartilho na postagem de hoje, a minha última descoberta de entretenimento infantil que está fazendo o maior sucesso com a criançada, “ O SHOW DA LUNA!” e é sobre ele que vou falar.

Em meio a uma roda de conversa e curtindo minha priminha emprestada, a Sophia, que está com 5 meses, sua mamãe contou que a pequena AMA a série que passa na  Discovery Kids e também está disponível no canal do Youtube, como é da minha área estar por dentro de tudo que tem relação com crianças e desenvolvimento pedagógico, realizei algumas pesquisas e assisti alguns episódios na internet para conhecer e tirar minhas próprias conclusões sobre o show da Luna e agora compartilho com vocês esse trabalho de busca e um videozinho de apresentação ao final.

 o-show-da-luna.-jpg

SOBRE O SHOW DA LUNA:

É uma série infantil de animação gráfica, de origem e produção brasileira  e que trata-se de uma menina  de  6 anos de idade, apaixonada por ciências, cheia de perguntas, tem um irmão chamado Júpiter de 4 anos e um furão de estimação chamado Cláudio. Lançado em 2014, o desenho já chegou a 74 países. Aqui no Brasil, a primeira temporada com 26 episódios é exibida pelo Discovery Kids, pela TV Brasil e pela TV Aparecida, além de ter um canal no youtube.

A série tem como ideia central os seres vivos, os processos científicos e o mundo em que vivemos. Os temas abordados falam de questões sobre ciências e astronomia, questionadas por Luna e Júpiter. A série faz o maior sucesso com crianças de várias faixa-etárias, inclusive as bem pequenas, de meses por exemplo.

Curiosidades:

O projeto da animação começou em 2010, mas a ideia da personagem nasceu em 2006, não se tratando de nenhuma inspiração em filha, sobrinha ou parente. A música tema criada para “O Show da Luna” foi musicada por Paulo Tatit, do Palavra Cantada e a trilha sonora ficou por conta de André Abujamra.

luna_still_06

Conforme Célia Catunda (desenhista e mãe da personagem Luna), o nome Luna foi escolhido por ser um nome que funciona no mundo inteiro, está ligado ao espaço e à astronomia, que são algumas das paixões da personagem. Já as perguntas trazidas por Luna, foram baseadas em questões que crianças em fase pré-escolar geralmente fazem e a ideia da Luna ter um irmãozinho, o Júpiter,  é de mostrar uma relação legal e positiva entre irmãos.

Os criadores da série, Célia Catunda Kiko Mistrorigo acreditam que o sucesso da animação, é porque traz uma protagonista feminina, o que normalmente não é muito comum em desenhos animados, além da personagem ser uma menina sem frufru (frescuras). Célia e Mistorigo foram os criadores da série também infantil, “Peixonauta”.

Conteúdo Pedagógico:

A música é um elemento fundamental presente na série, capaz de aproximar as crianças do tema de cada episódio, traduzindo de forma lúdica situações e informações acerca dos seres vivos, dos processos científicos e do mundo em que vivemos. Além disso, a série não traz de forma direta nenhum adulto, não exibe máquinas ou Google que tira as dúvidas, pois é a própria Luna que vai atrás das respostas que questiona e que pela imaginação, consegue formular as próprias hipóteses e tirar as conclusões, segundo a análise de Kiko Mistrorigo. luna_still_01Com tudo, a série ficou delicada, fofa e divertida sem perder o foco em ciências como conteúdo central, levando as crianças à investigação científica de forma natural, pois ao perseguir com as respostas para suas perguntas, Luna conduz as crianças pelo processo de questionamento científico e, assim, o conhecimento vai sendo construído pela soma de pequenas descobertas e suas interconexões.

Reflexões Avaliativas – por Bruna Marques:

A série possui um conteúdo pedagógico bastante interessante, trazendo elementos fundamentais que auxiliam tanto no desenvolvimento cognitivo, quanto no desenvolvimento emocional e afetivo por conta da relação positiva com o irmão Júpiter e com os pais, trazendo também questões de valores educacionais, com questionamentos voltado a ciências por exemplo, valores musicais que desenvolvem a musicalidade nas crianças, até nas bem pequenas, chamando a atenção com alguns instrumentos presentes nas canções e o valor em relação a consciência ecológica, com os questionamentos científicos. Particularmente fiquei encantada com o Show da Luna, gostei logo do primeiro episódio que assisti no youtube (até me inscrevi no canal), identifiquei muitos elementos pedagógicos, educativos, achei muito criativo a ideia central e a forma como a personagem busca as respostas para suas dúvidas, o jeitinho curioso e investigativo da Luna, a ludicidade dela ao se imaginar como parte daquilo que quer saber, enfim, gostei muito da série, fico feliz em saber que algo tão rico em boas informações tenha nascido de mentes brasileiras. Realmente é algo de boa qualidade, pois há muitas coisas fúteis no entretenimento infantil, que não agregam valor e conhecimento algum as crianças. Precisamos nos atentar e filtrar o que nossos pequenos assistem! E “O Show da Luna!” eu super recomendo!! Então fica a dica para as mamães, papais e educadores que ainda não conhecem a série, a conhecerem e curtirem com os pequenos essa divertida e lúdica ferramenta de aprendizagem.

Segue abaixo um breve vídeo de apresentação da série “O SHOW DA LUNA!”

Confira!!!

 

Namastê!!!

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Rosana
    jul 15, 2016 @ 19:51:07

    Bruna, Meu filho de 2 anos e 2 meses adora “O Show da Luna”, canta, dança e imita os personagens. O desenho é educativo, colorido, e sem cenas apelativas ou que desvirtuam do infantil. Até eu, adoro!
    Inclusive aprendo também.
    Ótimo teu blog. Sucesso!

    Curtir

    Responder

  2. Aline
    jul 15, 2016 @ 22:30:14

    O Pedro adora assistir a luna, ele canta as músicas, conhece todos os personagens, minha opinião, é o melhor desenho para assistir criança da faixa etaria do Pedro.bj!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: