As tecnologias digitais a serviço da Educação (Parte 1)

19-05

Bom o post de hoje vem fazer um link com a ultima postagem, onde falamos um pouco de quais formatos de escolas as crianças de agora necessitam, considerando as estruturas físicas e pedagógicas das escolas. Falaremos mais sobre estas estruturas em postagens futuras, hoje quero compartilhar com os caros leitores, algumas ferramentas digitais que tenho conhecido e trabalhado na disciplina de Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e de Multimídia. Que de uma certa forma, fazem parte de uma proposta pedagógica diferenciada, atraente, interessante, convidativa e podem contribuir significativamente para o desenvolvimento, conhecimento, interesse e envolvimento dos alunos com os conteúdos escolares.

No post dessa semana quero apresentar uma ferramenta digital bem interessante que pode ser trabalhada tanto com crianças da Ed. Infantil, quanto do Ensino Fundamental e até com os adolescentes dos anos finais e do Ensino Médio. Essa ferramenta é o Tux Paint, trata-se de um programa de criação de desenhos muito semelhante ao já conhecido Paint do Windows, porém com algumas ferramentas específicas a mais, como por exemplo, os carimbos disponíveis que dão mais realidade aos desenhos, são figurinhas disponíveis no programa que podem ser acrescentadas aos desenhos de mão livre, entre esses carimbos, há árvores de diferentes espécies, flores diversificadas, folhas, plantas, animais, brinquedos, pessoas e etc. Esse programa tem a finalidade de trabalhar a Hora do Conto de uma forma diferente, sendo produzido pelas próprias crianças com a ajuda do professor. Essa atividade é inspirada na proposta desenvolvida pelo professor Angelo Alexandre Marcelino Barbosa, Pedagogo Multimeios e professor da rede de ensino de Porto Alegre. Esse trabalho permite criar uma história digital em formato de vídeo, que poderá ser desenvolvido com a participação dos alunos. Além de tratar-se de um material acessível, onde as imagens, o áudio e as legendas permitem que pessoas cegas e surdas também possam acompanhar a história.

COMO ELABORAR A HORA DO CONTO DIGITAL:

1° PASSO:  Criação da história (pode ser feita inicialmente em uma folha);

2° PASSO: Produção das ilustrações no Tux Paint;

3° PASSO: Escolha dos efeitos sonoros e trilha musical da história;

4° PASSO: Gravação das narrações;

5° PASSO: Montagem do vídeo;

6° PASSO: Publicação da História Digital no Youtube;

OS LINKS PARA BAIXAR:

O programa Tux Paint: http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint/0.9.21c-win32-installer.exe/download

2016-05-09 11_30_37-tutorial_horadocontodigital (1).pdf

O pacote extra de carimbos: http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint-stamps/2009.06.28/tuxpaint-stamps-2009-06-28-win32-installer.exe/download

Os efeitos sonoros e fundos musicais: http://www.get-sounds.com/

2016-05-09 12_22_16-Dropbox - tutorial_horadocontodigital.pdf

Gravação das narrações: http://audacity.googlecode.com/files/audacity-win-2.0.5.exe

2016-05-09 12_27_16-Dropbox - tutorial_horadocontodigital.pdf

Para a montagem do vídeo, após a conclusão da história, das imagens, a escolha dos efeitos sonoros, a gravação narrativa da história, será utilizado para a montagem, o aplicativo Windows Live Movie Maker.

2016-05-09 12_36_47-Dropbox - tutorial_horadocontodigital.pdf

 

2016-05-09 12_37_31-Dropbox - tutorial_horadocontodigital.pdf

2016-05-09 12_39_55-Dropbox - tutorial_horadocontodigital.pdf

Essas imagens são partes do tutorial elaborado e disponibilizado pela minha professora da disciplina, os demais tutorias podem ser encontrados e acessados em sites de buscas e pesquisas na internet (Google). Aqui disponibilizo um link de um tutorial em PDF que encontrei em um destes sites, elaborado pela UFRGS.

Como utilizar o Tux Paint: http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/arquivos/tuxpaint-tutorial.pdf

Após a conclusão da montagem do vídeo, vocês poderão divulga-lo no Youtube,  para que outras pessoas possam assistir, como as famílias dos alunos por exemplo, o que permitirá maior visibilidade ao trabalho realizado. Caso optem por não divulga-los, os vídeos podem ser disponibilizados através de e-mails para os pais ou no site/portal da instituição onde lecionam.

Com essa ferramenta podem ser trabalhadas diversas disciplinas escolares, como a Língua Portuguesa com a elaboração textual, narração dos próprios alunos, a sequenciação das cenas da história,  pode ser trabalhadas as disciplinas de forma integradas como, Matemática, Física e Química e/ou Geografia e História, além de também ser explorada na disciplina de Ed. Artística ou pode-se trabalhar de modo individual e até trabalhar as questões de Bulling (muito comum entre alunos atualmente), preservação da natureza, alimentação saudável, questões de higiene pessoal,  sexualidade e gênero, enfim, uma infinidade de temas que podem ser abordados através de um conto digital. Basta a criatividade do professor e dos alunos, a proposta é soltar a imaginação e a ludicidade, principalmente se essa ferramenta for utilizada com a Ed.Infantil.

Segue abaixo, a história que eu e minha colega elaboramos na discplina de Recursos Pedagógicos e Tecnológicos:

Título: Amenina do Laço Azul

Criação da história: Buna Marques

Animação (desenhos): Bruna Marques

Narração: Julya Rocha

Montagem e divulgação: Julya Rocha

Se quisermos pensar em práticas contextualizadas e atualizadas, precisamos estar atentos as tecnologias digitais disponíveis, pois elas tem muito a contribuir com a educação e com o processo de aprendizagem. Para isso, precisamos conhece-las, aprender a utilizar explorando-as e pensar de que forma isso pode vir a agregar em nossas práticas. Se no momento atual é tão comum vermos as crianças manuseando tablets, Smartphone, notebook e computadores com tanta precisão e domínio, por que não fazermos uso disso a favor da educação? Hoje em dia, o acesso a dispositivos móveis ou até a computadores de mesa é muito fácil, se não todas, boa parte das escolas possuem laboratório de informática, vamos fazer uso pedagógico deste espaço! Muitas crianças possuem estes dispositivos em sala, então oriente e incentive seus alunos a utilizarem de forma a contribuir com o seu conhecimento.

Na próxima postagem, vou trazer uma outra ferramenta que trabalhamos na disciplina de Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e de Multimídia que também é bem bacana. Fiquem atentos!

Namastê!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: